segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Casa de Vidro

Pirei na arquitetura desta casa k fikei no carnaval na Chapada dos Veadeiros, em São  Jorge.
Chamaos de casa de vidro. Com dois andares,o ultimo tem uma visao panorâmica da paisagem.
E o céu... ahhhh, o céu!!!





Arte nos muros da casa


Achei bem interessante as paredes desta casa em plena Chapada dos Veadeiros - GO

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Atenção amantes da moda

Meninas e meninos que se interessam pelo universo da moda. A partir de março o Centro de Educação Integrada (CEI) começa uma maratona de cursos de qualificação em moda. Logo na primeira quinzena uma ótima oportunidade. Com carga horária de 30 horas, durante nove dias os participantes terão aula de EcoModa, com a jornalista e estilista de moda Claudia Ferraz e Customização de vestuário,  comigo, Elaine Valdez.  Uma dobradinha que ainda vai dar o que falar!!!
Interessados podem falar comigo.
contato> elainevaldez@gmail.com

bjss

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Experimentações de moda

Como parte final da tese de pos graduação do curso de artes visuais, desenvolvi uma coleçao de vestidos pretos inspirados em grandes personalidades artisticas do século XX, mas com um olhar mais regionalizado, uma homenagem em reconhecimento aos grandes artistas da terra.  Apresento aqui três propostas.


Importante explicar que, digamos assim, o batismo  do vestido preto básico foi com este croqui de Coco Channel, publicado  em 1926 na revista Vogue Francesa.  



Este vestido,  feito em algoodão, foi inspirado em Pablo Picasso (cubismo) e em Conceição dos Bugres, artista plástica sul-mato-grossense que perpetuou  seu nome através dos Bugrinhos. Microvestido feito com proporções assimétricas e poucas costuras.



Este outro vestido é o que considero mais hi-tech. Inspirado  em Bill Viola (importante videomaker da década de 70), e em Henrique Spengler (saudoso artista plástico Coxinense responsável por um estudo antropológico sobre os índios), o barato do vestido é que embaixo dele existem lampadas acopladas, que acessas, iluminam a saia. Como a proposta é criar apenas vestidos pretos, resolvi utilizar jeans preto. Para armar a saia foi usado um arame na base. A luz foi colocada com quatro lanternas pequenas costuradas a partir da cintura. Nas mangas, ícone Kadiwéu inspirado nas pinturas de Henrique Spengler.  



Apesar deste look ser o meu  preferido, infelizmente não consegui faze-lo, pois o tecido ficava muito caro... E como no TCC nao é preciso apresentá-los, apenas o croqui, este ficou  apenas no papel. A inspiração é em cima do controverso fotógrafo e artista plastico Man Ray (década de 20/30) e no artista plástico sul-mato-grossense Humberto Espíndola e sua bovinocultura contemporânea. Pra entender melhor, este microvestido foi idealizado com tecido em  couro, dando uma conotação bem  sexy, valorizando as curvas femininas, e o recorte do busto uma homenagem aos chifres pintados por Humberto.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

A arte derrubando preconceitos

Um dos detalhes que mais me chama atenção é o fator surpresa da arte. Um mesmo quadro pode ser amado ou odiado, dependendo do ponto vista de quem o vê. Pensando nisso, até para aproveitar um caloroso debate que vi estes dias na internet após minha irmã publicar umas imagens no orkut é que resolvi  fazer uma homenagem a dois artistas de diferentes épocas e manifestações artísticas cujo mote era a nudez feminina.

Conheça Gustave Courbet, com o quadro "A Origem do Mundo", pintado em 1866, e que abalou profundamente o meio artístico da época (se hoje ainda mexe com as pessoas, imagina antigamente...) e Man Ray, com a foto La Priére de 1930, fotógrafo e pintor, um dos principais nomes do movimento vanguardista da década de 20. Ele foi um dos primeiros a explorar artisticamente editoriais de moda. Amava o corpo feminino.

Uma particularidade é que no quadro "A Origem do Mundo" seu último dono foi o célebre psicanalista francês Jacques Lacan. Após a sua morte, a família doou-o ao Museu d'Orsay, onde se encontra até hoje.


VIVA A ARTE!!




INTERVENÇÃO URBANA NA PISTA DE SKATE

Hoje quero deixar registrado algumas atividades desenvolvidas durante meu curso de pós- graduação em Artes Visuais pelo Senac/MS. Com a facilidade de acesso à informação proporcionada pela internet ficou bem mais fácil estudar a distancia. Esta mais do que comprovada a força dos cursos à distancia. E confesso, no início entrei desconfiada, achando que nada aprenderia. Ledo engano, adorei o curso e me dediquei tanto quanto um presencial. Nesta proposta, utilizando conceitos comtemporâneos, fiz esta intervenção urbana no Parque das Nações Indígenas. Vale lembrar que intervenção urbana é um tipo de manifestação artística, geralmente realizada em áreas centrais de grandes cidades. A proposta foi unir moda e arte. E assim surgiu este ensaio de moda na pista de skate, sem interferir nas atividades dos frequentadores. O resultado ficou bem interessante. Acompanhe!